Weby shortcut
LOGO SAUDAVELMENTE
Foto sala 5

Reestruturação do Programa Saudavelmente

Programa Saudavelmente em processo de reestruturação.

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

O pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Morais, recebeu nesta quarta-feira, 04/03, convidados para um café da manhã na Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), no intento de apresentar o espaço e a equipe do Programa Saudavelmente, que está sendo reestruturado. Na ocasião, foram discutidas ainda questões relativas à evasão nos cursos de graduação e à saúde mental dos estudantes da UFG.

saudavelmente

Programa tem 4 salas para atendimento

No encontro, a psicóloga e coordenadora do programa, Viviane Ferro, e a psiquiatra Patrícia Amorim apresentaram um panorama da evasão na UFG e dos fatores determinantes para que isso ocorra, entre eles, o adoecimento mental. As profissionais destacaram que o sofrimento psíquico é uma consequência comum das dificuldades vivenciadas na Universidade, além de ser um fator de risco para o insucesso acadêmico.

Reestruturação

Resultado de uma parceria da UFG com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa, composto por equipe multiprofissional, oferece atendimento à comunidade universitária, buscando atender interdisciplinarmente às demandas relativas ao sofrimento psíquico e aos transtornos mentais. No entanto, diante da impossibilidade de atender todos os membros da comunidade universitária, o Saudavelmente prioriza o atendimento aqueles que não possuem condições socioeconômicas para arcar com tratamentos privados.

Viviane Ferro lembrou que o Programa está sendo reestruturado e que deve receber novos profissionais para o quadro ainda neste ano, fortalecendo as redes internas. “A nossa intenção é institucionalizar essas ações que já acontecem para que possamos oferecer não só assistência, mas também desenvolver atividades de prevenção e promoção de saúde”, afirmou. Para Patrícia Amorim, é preciso trabalhar com 100% dos alunos em termos de promoção da saúde. “Não basta a Universidade democratizar o acesso, precisa também democratizar a permanência”, pontuou.

saudavelmente 3

Sofrimento psíquico é uma das causas da evasão na universidade

Para reitor, saúde mental é área prioritária

O reitor da UFG, Orlando Amaral, prestigiou o evento e destacou a importância do envolvimento de diversas unidades acadêmicas com o projeto e a discussão sobre a saúde mental dos estudantes. Para ele, o momento é oportuno para falar do assunto já que, a cada ano, a UFG tem recebido mais alunos com perfis e demandas diferentes. “Está muito clara a complexidade do problema pelo qual todos nós somos responsáveis”, afirmou.

saudavelmente 1

Reitor e outras autoridades da UFG participaram do encontro

Orlando Amaral ressaltou que a Reitoria vai dar ao Programa todo o apoio possível, já que considera o Saudavelmente fundamental para a UFG. “Queremos que os estudantes não só entrem, mas que permaneçam, tenham sucesso e se formem na UFG”, disse. Além do reitor, pró-reitores, diretores e coordenadores de unidades e órgãos, professores e profissionais da UFG e do Saudavelmente participaram do encontro.

Fonte : ASCOM UFG

Listar Todas Voltar