LOGO SAUDAVELMENTE
Marca da PROCOM - Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária
ufg_logo

Atualizado em 22/02/17 09:39.

Há mais de 20 anos, a PROCOM deu início ao atendimento das questões de saúde mental da comunidade universitária da UFG, um trabalho que foi sendo construído ao longo desses anos, resultando no desenvolvimento do Programa Saudavelmente em 10 de abril de 2003. A Equipe de Saúde Mental do Programa atua no atendimento social, psiquiátrico e psicológico de estudantes e servidores da UFG. Buscando uma compreensão dos processos que envolvem a saúde mental em seus diversos aspectos, a Equipe tem realizado um trabalho amplo, com ações diversificadas, como atendimentos individuais e em grupo, visitas a locais de trabalho, de estudo e domiciliares, reuniões entre profissionais de diferentes áreas e discussões interdisciplinares dos casos.

Diante da impossibilidade de atender a todos os membros da comunidade universitária, o Programa tem dado prioridade ao atendimento das populações mais vulneráveis, como aqueles que não possuem condições sócio-econômicas para arcar com tratamentos privados. Por isso, durante o acolhimento (primeiro procedimento pelo qual passa a pessoa atendida) é feita a classificação de urgências e emergências e também uma avaliação sócio-econômica. Dessa forma, o Programa garante que pelo menos os usuários em estado de urgência e os de baixa-renda possam ser atendidos, buscando contribuir com a diminuição da evasão entre os estudantes e com a qualidade de vida dos mesmos e dos servidores.